Como escovar os dentes do cachorro?


No geral, a troca de dentição dos cãezinhos acontece por volta dos 4 meses de idade. É quando os dentes do animal mudam de “leite” para permanente. A introdução à escovação deve ser feita nesse período. Saber como escovar os dentes do cachorro é importante para manter sua boa saúde bucal.adult sex toys
lovense sex toy
air jordan balck
nfl tshirt
nfl san francisco 49ers

custom football jersey

men’s nike air max 90
wig stores
dallas cowboys jersey
nike air max 95
adidas outlet
custom basketball jersey
custom baseball uniforms
custom football uniforms
custom hockey jerseys
male sex toys
custom football jerseys
cheap nfl jerseys

“O tutor deve começar fazendo carinhos leves na gengiva do animal, para acostumá-lo com a sensação de toque na parte interna da boca. Isso pode ser feito com uma gaze macia, enrolada nos dedos” – Dra. Josaine Maldaner Borges, Médica Veterinária Especializada em Odontologia de Pequenos Animais (CRMV 1856).    

Com aproximadamente 7 meses de idade, o animal já deve ter completado a troca da dentição. A partir dessa fase, já é possível inserir a escova de dentes na higiene bucal do pet.

“Para fazer a escovação dos dentes do cão, o tutor deve usar escovas com cerdas macias. As escovas de dentes para animais possuem como vantagem uma angulação diferente, que facilita o ato de escovar os dentes do cachorro. No entanto, qualquer escova de criança com cerdas macias pode ser utilizada” – Dra. Josaine Maldaner Borges, Médica Veterinária especializada em Odontologia de Pequenos Animais (CRMV 1856).

Creme Dental para Cães

Quando o assunto é a saúde bucal, é interessante saber que não é necessário usar creme dental para escovar os dentes do cachorro. O creme dental é apenas um coadjuvante. De forma que, o tutor pode fazer a escovação dos dentes do seu pet apenas com água.

No entanto, por conta dos sabores produzidos especialmente para os animais, a utilização do creme dental veterinário pode ser interessante. Porém, em hipótese alguma pode ser utilizado creme dental de humanos.

“Um creme dental veterinário com sabor de carne ou frango, por exemplo, tende a facilitar a escovação. Mas é preciso tomar alguns cuidados” – Dra. Josaine Maldaner Borges, Médica Veterinária especializada em Odontologia de Pequenos Animais (CRMV 1856).

De forma geral, os cremes dentais para cachorro:

  • Não devem possuir flúor (por conta do risco de intoxicação);
  • Não devem produzir espuma (pois os cães não sabem cuspir);
  • Não podem ter sabor adstringente (os animais simplesmente não vão gostar).

Alguns cremes dentais desenvolvidos exclusivamente para os cães possuem enzimas que ajudam a combater a formação do cálculo dental (tártaro). Dessa forma, para que elas possam realmente fazer efeito, respeitar a periodização prescrita pelo Veterinário Especializado em Odontologia é fundamental.

Periodização: quando escovar os dentes do cachorro?

Na maioria dos animais, a placa de bactérias que dá origem ao cálculo dental e à doença periodontal começa a se formar em, aproximadamente, 48 horas.

O tártaro ao redor dos dentes pode ser fácil de identificar. Porém, os problemas mais graves acontecem abaixo da gengiva. As bactérias acumuladas na boca do pet liberam substâncias que corroem os dentes e alcançam as camadas internas. Consequentemente, atingem as raízes e os ossos.

“Para evitar isso, nós recomendamos que os dentes do cão sejam escovados, pelo menos, 3 vezes na semana. Pode ser um dia sim e dois não, por exemplo. Se puder todo dia, melhor ainda” –  Dra. Josaine Maldaner Borges, Médica Veterinária especializada em Odontologia de Pequenos Animais (CRMV 1856).

Sabe-se que 80% dos cães com três anos de idade costumam apresentar algum sinal de doença periodontal. Se a profilaxia odontológica não for realizada, esse problema torna-se cada vez mais grave com o passar do tempo.

Fonte: digitalvet.com.br