Oftalmologia Veterinária: como cuidar dos olhos do seu pet


Ninguém gosta de sentir uma remela no olho, muito menos quando você não consegue tirar a maldita… Mas temos que conviver com elas.

Pets saudáveis possuem um acúmulo pequeno de secreção, as famosas “remelas”, que são produzidas naturalmente pelo organismo para a limpeza dos olhos e dos ductos lacrimais. As secreções oculares fazem parte do sistema de defesa ocular contra injurias e infecções.

Entretanto, os animais não conseguem tirar essas importunas remelas, por isso é preciso fazer a limpeza sempre que necessária dos olhos do seu pet.

Para cuidar dos olhos do seu bichinho é importante fazer consultas anuais com um oftalmologista veterinário para tratar da saúde dos olhos do seu bichinho e prevenir doenças.

Oftalmologia Veterinária

A oftalmologia veterinária vem crescendo ao passar dos anos devido ao maior tempo de vida dos pets e a maior preocupação dos donos em relação a saúde dos animais.

Como dito anteriormente, todos os pets devem fazer consultas no oftalmologista anualmente para prevenir doenças. Se o seu bichinho estiver com alguma doença ocular é importante que o seu médico veterinário e um oftalmologista veterinário, ambos de sua confiança, trabalhem em conjunto para atender o seu pet e reverter o quadro da doença.

Como fazer a limpeza dos olhos do pet?

É recomendado que a limpeza seja feita conforme a necessidade de cada pet.

As secreções são facilmente removidas com uma limpeza simples utilizando um pedaço de algodão limpo ou gaze (os olhos são sensíveis ao atrito, por isso não esfregue o algodão ou gaze durante a limpeza) com soro fisiológico estéril (vendido em qualquer farmácia) ou com produtos pets para a higienização da região periocular.

Em cachorros de pelagem clara como Maltes, lhasa apso ou Poodle e em algumas raças de gatos como Persas, as secreções podem apresentar uma cor avermelhada ou amarronzada em volta dos olhos, deixando os pets com cara de cansados parecendo olheiras. Essa mancha ocorre devido a uma reação química entre as substâncias presentes nas lágrimas, que reagem em contato com a luz e resultam nessa pigmentação.

Para diminuir a produção dessa secreção você pode utilizar rações que auxiliam na prevenção ou amenizam a coloração. Além disso, você também pode fazer o uso contínuo de loções que removem as manchas provocadas pelas lágrimas e devolvem a coloração natural do pelo.

Como evitar problemas oculares

Além da limpeza de secreções feita em casa, com shampoos adequados, é preciso fazer exames oftalmológicos regulares e seguir algumas regrinhas básicas como:

– Evitar vento direto nos olhos do seu pet! Além de deixar os olhos do seu bichinho seco e irritado, podem ocorrer lesões graves e perfurações feitos por areinhas ou por objetos maiores.

– Não deixe pelos caídos sobre os olhos! Lembre-se de sempre cortar os pelos em volta dos olhos de peludos com pelo longo.

– Não administre remédios sem a supervisão e recomendação de um médico veterinário! O mau uso de colírios pode agravar a situação do seu pet.

 

Quando a secreção no olho do seu pet não é normal

Secreção amarelada no olho do cachorro

Se você perceber constantemente uma secreção amareladagrossa densa é provável que seja uma secreção mucosa ou mucopurulenta. O ideal é levar o seu pet ao veterinário para uma consulta para excluir as possíveis patologias que causam essa condição como: conjuntivite bacterianaKCS ou ceratoconjuntivite seca.

Secreção transparente em grande quantidade no olho dos pets

Se você perceber uma constante secreção transparente, como se fosse uma “aguinha” que não para de se formar – chamada pelos veterinários como secreção serosa – é indicado levar o seu bichinho para uma consulta veterinária para excluir algumas patologias como entropion, ectropion, úlceras de córnea, etc.

É importante estar atento a qualquer alteração ocular no seu pet e, quando detectado algo diferente, é necessário levar o seu bichinho ao veterinário para ver o que está acontecendo. A ida ao médico veterinário pode evitar a perda da visão do seu pet!

Fonte: petlove.com.br