Porque os gatos têm a língua áspera?


Você se lembra da primeira vez que um gatinho lambeu sua mão? Com certeza ficou surpreendido pela sensação de “lixa” que provocou a língua do gato ao passar na sua pele.

A língua do gato é bem longa e flexível e com uma superfície muito áspera que por vezes faz alguma confusão aos tutores deles. Não se preocupe, é perfeitamente normal e todos os gatos têm a língua assim.

Língua áspera dos gatos

Os gatos têm um gênero de “espículas” que tornam a língua deles muito áspera e com um aspeto de lixa. Na verdade, essas espículas não são nada mais do que as papilas filiformes queratinizadas (a queratina é o mesmo material que compõe nossas unhas e cabelos).

Estes espinhos têm uma função essencialmente mecânica. Eles servem de pente, auxiliando na higienização do pelo. Ele quando está lambendo o pelo dele ou o seu cabelo, para além de estar lavando, está também penteando.

Outra função importante das papilas, para além de ajudarem a retirar a sujeira do pelo, é ajudarem a soltar a carne dos ossos das presas. Os gatos são excelentes caçadores. Se o seu gato sai para a rua, com certeza você já viu ele caçar um passarinho.

Você sabia que a língua não é o único órgão do gato que tem espinhos? Os machos também têm espículas no pênis.

Funções da língua dos gatos

língua dos gatos têm diversas funções para além das que já referimos:

  • Beber água: ao contrário dos humanos e outros mamíferos, os gatos não utilizam os lábios para beberem água. Os gatos precisam de beber muita água por dia. Quando querem beber água, colocam a língua de forma côncava, criando como uma “colher” que leva a água até à cavidade oral.
  • Sentir o sabor da comida: as papilas gustativas permitem distinguir os sabores. Geralmente os gatos preferem comidas salgadas.
  • Controlar a temperatura corporal: os gatos expulsam o calor pela umidade que produzem nas mucosas da língua, garganta e boca. Por este motivo, por vezes vemos os gatos de boca aberta. Os gatos possuem glândulas sudoríparas nas patas, queixo, ânus e lábios, sendo por esses locais que os gatos suam.

    O gato comeu sua língua

    Com certeza você já escutou um monte de vezes a expressão “o gato comeu sua língua” quando você está mais calado ou por algum motivo não lhe apetece falar.

    Segundo a lenda, esta expressão teve origem no ano de 500 a.C! A história conta que mandavam cortar as línguas dos soldados vencidos ofereciam elas para os animais do reino, incluindo os felinos do rei.

    Algumas pessoas acreditam que a expressão teve origem no tempo da inquisição e que as línguas de bruxas, por exemplo, eram cortadas e dadas a gatos para eles comerem.

     

FONTE: www.peritoanimal.com.br